BoCA - Biennial of Contemporary Arts, lançamento da programação

direção artísticaJohn Romão
6 fev 2017
seg, 17h
Salão Nobre

direção artística John Romão
coprodução TNDM II
apoio global Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Delta Q
 


A primeira edição da bienal de artes contemporâneas BoCA arranca no D. Maria II e decorrerá, simultaneamente, em vários espaços de Lisboa e do Porto, entre 17 de março e 30 de abril, com extensões posteriores a outras cidades do país. A bienal inicia um conceito colaborativo inédito entre instituições culturais e artistas, cruzando públicos diversos e fomentando o pensamento sobre o contexto socio-cultural do presente e do futuro. A sua programação alimenta a reconfiguração dos campos artísticos, fazendo cruzamentos entre artes visuais, artes cénicas, performance art e música. 

No dia 6 de fevereiro, às 17h, poderá descobrir todos os detalhes do projeto, os seus campos de ação, a sua equipa e os seus parceiros. Neste dia, que culminará com um DJ set de CVLT, será ainda apresentada a performance Shirtologie, de Jérôme Bel. 


Shirtologie 
de Jérôme Bel

O coreógrafo Jerôme Bel trabalha numa linguagem de movimentos e imagens que podem ser descritos como um tipo de minimalismo humano delicado.
O seu interesse centra-se no difuso ponto de encontro entre o físico e o filosófico – o próprio corpo e o processo de construção da sua presença, o processo de linguagem e a relação da linguagem com os objetos, (animados e inanimados), o processo através do qual se constrói a narrativa ( ou o sentido), pela apresentação de objetos no tempo e no espaço.
Tão lúdica quando minimalista, Shirtologie é "apenas” uma questão de apresentação da pessoa e de t-shirt, repletas de slogans, logos, números, datas, caras, piadas, avisos, exigências.  
 

Consulte toda a programação da bienal em www.bocabienal.org.