Ciclo Filmes Shakespeare

integrado noGlorioso Verão - Festival Shakespeare
8 - 16 jul 2016
Sala Estúdio | Entrada Livre

Glorioso Verão – Festival Shakespeare uma parceria TNDM II, São Luiz Teatro Municipal
apoio British Council 

O British Council e o BFI apresentam Shakespeare on Film em parceria com Shakespeare Lives.

"Romeo and Juliet" (1968)
de Franco Zeffirelli
138'

8 jul, 18h

Rodado na Toscana e Siena, o que lhe confere um autêntico toque de renascimento italiano, esta coprodução anglo-italiana extrapolou os limites das produções shakespearianas tradicionais e foi premiada com dois óscares da academia.

A exibição do filme é antecedida por uma intervenção de Tiago Rodrigues (diretor artístico do D. Maria II), Aida Tavares (diretora artística do Teatro São Luiz) e Joanna Burke (diretora do British Council).



"Hamlet” (1948)
de Laurence Olivier
161'

9 jul, 18h 

Poucas foram as vezes que a trágica história do príncipe dinamarquês, torturado pelo dever de vingar o assassinato do pai, foi tão brilhantemente retratada como neste filme protagonizado por Laurence Olivier.



"Macbeth” (1971)
de Roman Polanski
140'

15 jul, 18h

O desejo pelo poder e as suas consequências sangrentas são os ingredientes desta tragédia de Shakespeare. Na obscura visão de Polanski, Jon Finch é Macbeth, o herói de guerra escocês, cuja ambição louca desencadeia um ciclo de violência.



"King Lear” (1970)
de Peter Brook
137'

16 jul, 18h

Rei Lear decide dividir o reino entre as filhas, em quantidades proporcionais ao amor de cada uma. Mas Cordelia não aceita, e as suas irmãs passam a dominar o reino, acabando por abusar da confiança do pai. Uma história que deriva na loucura de Lear e no desmoronar de um império.


Entrada livre sujeita à lotação da Sala Estúdio e ao levantamento de bilhetes. Os bilhetes podem ser levantados a partir de uma hora antes do início da sessão, num máximo de dois bilhetes por pessoa.