PANOS - palcos novos palavras novas




Caríssimas(os),

Venho revelar-vos um segredo mal guardado: os PANOS – palcos novos palavras novas, projeto que a Culturgest desenvolveu entre 2005 e 2017 para cruzar o teatro escolar e juvenil com as novas dramaturgias, vêm para o Teatro Nacional D. Maria II. Encontrarão aqui, na atenção comprovada quer à escrita para teatro, quer ao trabalho com escolas, o lugar ideal para continuarem, e para se reiventarem. A primeira edição deste novo ciclo é já no próximo ano letivo.

Inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres, os PANOS encomendam anualmente a escritores reconhecidos peças novas para serem representadas por adolescentes, sem restrições temáticas ou de elenco e prevendo um tempo de representação até uma hora.

Os textos da próxima edição (de dois autores portugueses e de uma autora estrangeira) estão agora a ser escritos – e prometem. Para os grupos interessados, haverá um período de pré-candidatura ainda este ano letivo: será importante para ter uma ideia da escala que os PANOS passarão a ter no D. Maria II, mas as verdadeiras candidaturas serão em setembro. Primeiro a partir de um excerto e depois da versão completa, os grupos decidem que peça vão encenar. Os textos são então explorados pelos responsáveis dos grupos durante um fim-de-semana, em outubro, no D. Maria II. Os workshops de cada peça, com a presença dos autores, decorrem em sessões paralelas e são normalmente orientados por encenadores convidados.

A partir daí decorrem os ensaios nas escolas ou nas instalações dos grupos. Até 7 de abril os espetáculos estreiam nesses espaços. Finalmente, são escolhidos dois espetáculos por cada texto para serem apresentados no festival de encerramento, que decorrerá aqui entre 26 e 28 de abril de 2019.

O importante dos PANOS é que não são um concurso, mas um desafio: o de montar uma peça acabada de escrever. Não se trata de formar públicos ou futuros profissionais: é aqui e agora que tem de valer a pena, para todos os envolvidos. Se já participaram antes nos PANOS e querem repetir, ou se nunca ouviram falar do projeto e ficaram com curiosidade, convidamo-vos a preencherem o formulário de pré-candidatura.

Um abraço,
Francisco Frazão
Coordenador dos PANOS



autores de edições anteriores
Hélia Correia, Jacinto Lucas Pires, Armando Silva Carvalho, Alexandre Andrade, Patrícia Portela, Luísa Costa Gomes, Tiago Rodrigues, Miguel Castro Caldas, André e. Teodósio (Teatro Praga), Rui Cardoso Martins, Margarida Vale de Gato e Rui Costa, Filipe Homem Fonseca, Alex Cassal, Pedro Mexia, Lola Arias, Rui Catalão, Sandro William Junqueira, Gonçalo M. Tavares, Pablo Fidalgo Lareo, Tim Etchells, Joana Craveiro, Cláudia R. Sampaio e Tina Satter. E ainda traduções de textos do programa Connections de Mark Ravenhill, Ali Smith, Letizia Russo, Dennis Kelly, Abi Morgan, Lisa McGee, Katori Hall, Rory Mullarkey, Davey Anderson e Lucinda Coxon.

O projeto PANOS foi desenvolvido na Culturgest entre 2005 e 2017.