Acessibilidade

Para um teatro acessível
A acessibilidade continua no topo das prioridades do D. Maria II. E temos novidades, nesta nova temporada! Vão passar a ser regulares as sessões com audiodescrição destinadas ao público com deficiência visual. A audiodescrição consiste na descrição clara e objetiva de conteúdos visuais dos espetáculos que não estão contidos no texto, como por exemplo, expressões faciais, informações sobre a cenografia, figurinos ou mudanças de tempo e espaço.

Mas não vamos ficar por aqui. Todas as sessões destinadas aos mais novos serão sessões descontraídas. Estas vão decorrer numa atmosfera mais acolhedora e com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e barulho na plateia. Destinam-se a todas as famílias que preferem um ambiente mais descontraído, ou que dele beneficiam, como por exemplo, famílias com elementos com défice de atenção, com deficiência intelectual, com condições do espectro autista ou com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação.

E ainda daremos continuidade às sessões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.



Espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

1 out, 16h - Lear
5 nov, 16h - Colecção de Coleccionadores
12 nov, 16h - Sopro
10 dez, 16h - Macbeth
17 dez, 16h - Isto é mesmo um bicho? [Boca Aberta]
28 jan, 16h - O grande dia da batalha
11 mar, 16h - Sweet Home Europe
18 mar, 16h - Montanha Russa
22 abr, 16h - Casimiro e Carolina
24 jun, 16h30 - Filhos do Retorno






Para garantir um melhor contacto visual com os intérpretes, aconselhamos a reserva prévia de lugares até 48h antes da sessão, através do e-mail relacoesexternas@tndm.pt.



Sessões descontraídas

Uma sessão descontraída é uma sessão de teatro, dança ou música que decorre numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com mais tolerância no que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia. Destinam-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, reduzindo os níveis de ansiedade e tornando a experiência mais agradável. Uma iniciativa Acesso Cultura em parceria com o TNDM II, Maria Matos Teatro Municipal e São Luiz Teatro Municipal. Poderá encontrar mais informações sobre sessões descontraídas em www.acessocultura.org.

3, 10 e 17 dez, 11h - Isto é mesmo um bicho? [Boca Aberta]


Sessões com audiodescrição

12 nov, 16h - Sopro
10 dez, 16h - Macbeth

 

Informações

Fernanda Lima
T.: 213 250 829
flima@tndm.pt