Sousa Bastos - Coleção "Biografias do Teatro Português" (vol.5)

Sousa Bastos - Coleção "Biografias do Teatro Português" (vol.5)
de Paula Magalhães
TNDMII / TNSJ e IN-CM
€ 10,00
2018
O quinto volume desta coleção é dedicado a António de Sousa Bastos (1844-1911), um nome conhecido sobretudo pelo seu legado enquanto historiador e memorialista, autor de obras de referência como o Dicionário do Teatro Português ou a Carteira do Artista. Mas, apesar do inegável valor desta herança, há toda uma vida dedicada ao teatro que Paula Gomes Magalhães nos dá a conhecer nesta biografia, fruto da sua aturada investigação.

Jornalista, editor, redator, livreiro, autor, dramaturgo, ensaia­dor e empresário, eis as múltiplas funções desempenhadas por este vulto do teatro português. Apreciador de um teatro que sobretudo valorizava a componente feérica e divertida do espetáculo, Sousa Bastos especializou-se num novo género, a «Revista», estabelecendo-lhe um formato que chegou aos nossos dias, com poucas alterações.

A par da história profissional de Sousa Bastos, é-nos revelado, nas páginas deste livro, o seu percurso pessoal, os seus amores e desamores, e o momento em que, preterindo a espanhola Pepa Ruiz, se enleva pela jovem atriz Maria da Conceição — futura Palmira Bastos —, iniciando uma ligação cúmplice, no teatro e na vida, que durará até à morte do empresário.