FIMFA Lx20 | Espetáculo de abertura

7 - 9 mai 2020
qui e sex, 21h > sáb, 19h > dom, 16h
Sala Garrett
coprodução A Tarumba
integrado no FIMFA Lx20

A Tarumba - Teatro de Marionetas realiza em 2020 a vigésima edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.
 
O espetáculo de abertura desta edição comemorativa terá lugar no D. Maria II, um dos palcos incontornáveis do FIMFA, e onde habitualmente são apresentados projetos que, pela sua originalidade e qualidade técnica e artística, são uma referência do que melhor se produz atualmente no contexto do teatro de marionetas e formas animadas.

Desde 2001, que o Festival pretende em cada edição refletir e dar a conhecer a transformação operada nas artes da marioneta contemporânea, ao colocar em causa definições e a surpreender pela sua inventividade. A começar pelo próprio nome do festival, que quis mostrar esta abrangência, mas também redefinir a ideia geral que o público tem das marionetas.

O FIMFA Lx tem destacado a importância da marioneta e a sua relação com outros campos artísticos, como a dança, as artes visuais, o teatro ou a música, mas também revelou companhias e técnicas tradicionais que não devem ficar esquecidas.
Teatro de imagens, de objetos, de figuras, de sombras, de luz, de marionetas: um teatro de todas as matérias - a marioneta para ver e pensar o mundo com um outro olhar...

O FIMFA Lx tornou-se num dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, com a apresentação de reputados criadores mundiais, afirmando-se nacional e internacionalmente como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa.