Pranto de Maria Parda

projetoPróxima Cena - 1ª edição
texto e encenaçãoMiguel Fragata
21 out - 5 nov 2021
qua - sáb, 19h30 > dom, 16h30
Sala Estúdio
texto e encenação Miguel Fragata
a partir de Gil Vicente
com Cirila Bossuet
música Capicua (com beat de Virtus), Chullage 
vídeo João Gambino
cenografia F. Ribeiro
desenho de luz Rui Monteiro
figurinos José António Tenente 
desenho de som Nelson Carvalho
captação de som (vídeo) João Bento
assistência de encenação Rafael Gomes
consultoria José Camões, Mamadou Ba, Naki Gaglo, Marta Araújo, Sílvia Maeso, Joana Gorjão Henriques
técnica e operação Rita Sousa
produção Teatro Nacional D. Maria II
apoios Câmara Municipal de Lisboa, Lisbon Film Comission, Infraestruturas de Portugal 

M/12

O BPI e a Fundação ”la Caixa” são mecenas do projeto Próxima Cena.

Um texto com 500 anos para pensar a cidade de hoje.


Pranto de Maria Parda parte do texto homónimo de Gil Vicente, escrito no rescaldo de um ano devastador e é levado à cena em 2021, no rescaldo de um outro ano devastador. Este espetáculo propõe-se vaguear pelas ruas de Lisboa à escuta da voz daqueles que a cidade escolheu deixar de lado, hoje, como há cinco séculos.

1521: Maria Parda vagueia pelas ruas de Lisboa. Não reconhece a cidade, assolada pela fome e pela seca. Quis Gil Vicente que Maria Parda simbolizasse o ano mau, que fosse mulher e alcoólica e que não tivesse lugar na cidade.

2021: Lisboa está irreconhecível, desfigurada pela gentrificação, pela presença (e ausência) do turismo, pela pandemia. Quinhentos anos volvidos, Maria Parda continua sem ter lugar.

A tradição foi insinuando que da designação "Maria Parda” se extraía a ideia de uma mulher negra. Mas em nenhum momento Gil Vicente parece indicá-lo. Resultará essa conclusão de um preconceito de interpretação e de leitura? Como se olha para este texto com quinhentos anos à luz das questões do racismo e do feminismo, que ele próprio hoje convoca, e que são prementes? Que caminho fizeram este texto, a cidade e Maria Parda - até hoje?

Conversa com artistas após o espetáculo
24 out > dom, 16h30

Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
31 out > dom, 16h30

Sessão com Audiodescrição
5 nov > sex, 19h30
 
 

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