Escrita na criação para a infância
Conteúdos da área principal da página "Escrita na criação para a infância "
Neste módulo serão abordadas questões teóricas e práticas, com o foco no percurso dramatúrgico e na partilha do processo de criação de algumas peças do projecto Boca Aberta, ao qual as formadoras pertencem desde a sua origem. Serão também analisados e problematizados alguns aspectos recorrentes no processo de escrita, como: haverá temas "proibidos” no âmbito das criações para a infância? Como adaptar um texto complexo, de modo que seja entendido pelos mais novos, sem desvirtuar a mensagem, a linguagem, o objecto? E a moral da história, em que medida interessa?
Numa vertente mais prática, serão lançados desafios que pretendem abordar possíveis pontos de partida para a criação de um espectáculo e o seu desenvolvimento: parte-se de um tema, de um texto, de uma situação? Como escrever "por camadas”? Que recursos estão ao nosso alcance? O humor, a imaginação e que mais? Um momento formativo que visa dotar os participantes de ferramentas que podem ser úteis na construção de textos teatrais para a infância.
NOTAS BIOGRÁFICAS
Inês Fonseca Santos
Inês Fonseca Santos é escritora e jornalista. É autora de livros de poesia, ensaio e de literatura para a infância e a juventude. Faz o programa Todas as Palavras (RTP3), é autora dos textos do projecto Boca Aberta (Teatro Nacional D. Maria II) e especialista do Plano Nacional de Leitura.
Maria João Cruz
Maria João Cruz é argumentista. É autora de ficção e humor para televisão, rádio e teatro, de programas documentais e de textos para a infância e juventude. Escreve para Cá por Casa (RTP) e Programa Cautelar (RTP) e é autora dos textos do projeto Boca Aberta (Teatro Nacional D. Maria II).