Laboratório de escrita para Teatro – 4ª edição

dirigido porRui Pina Coelho
1 out 2018 - 30 jun 2019

Vários locais
dirigido por
Rui Pina Coelho

n.º máximo de participantes
abertura de inscrições
26 jun
data limite de inscrições
6 set
comunicação de seleção
25 set
data limite de pagamento
1 out
início do laboratório
6 out
 

 
 
O Laboratório de escrita para teatro surge integrado num programa mais lato de apoio e incentivo a novas ou emergentes dramaturgias portuguesas, consistindo na aproximação de autores dramáticos a processos de partilha, experimentação e colaboração que possam desafiar, influenciar e estimular a escrita de textos originais para teatro.

Na temporada 2018-2019, voltamos a formar um grupo de novos dramaturgos. Interromper o real para a ele regressar é o título da moldura temática para esta nova edição.

Interromper o real para a ele regressar
Nothing is the way it stays. (Heiner Müller)

Num mundo em que a arte tem cada vez menos relevância e em que vai perdendo a sua capacidade de inscrição na esfera pública, que teatro precisamos? Que teatro precisamos para resgatar o mundo de uma escatologia anunciada? Que estratégias de resistência podemos nós ainda descobrir? Que acções nos restam ainda para que consigamos escapar à doce violência da voragem dos dias? Andar de mãos dadas com amor, passear pela cidade sem rumo, conversar noite dentro?... Que estratégias de interrupção do real nos restam? Como podemos nós interromper o real para a ele voltarmos mais fortes e mais limpos?