The Adventures of White Man

direção do festivalLuís Viera e Rute Ribeiro
19 - 21 mai 2017
Sala Estúdio
texto, conceção e intérprete Paul Zaloom
texto, dramaturgia, construção de marionetas e cenografia Lynn Jeffries
encenação e textos adicionais Randee Trabitz
técnica teatro de objetos
idioma inglês, com legendagem em português
público-alvo M/14 
duração 50 min 
produção A Tarumba
direcção artística e programação Luís Vieira, Rute Ribeiro
produção executiva Daniela Matos 
assessoria de imprensa ShowBuzz 
design gráfico Flúor Studio 
produção A Tarumba - Teatro de Marionetas
coprodução TNDM II 

Paul Zaloom, um dos mais reputados marionetistas americanos, performer, realizador e humorista, é mestre na arte de baralhar os códigos para apontar as falhas da sociedade, da política ocidental e, em particular, da política dos Estados Unidos. Seja com marionetas de luva, como o Punch, com o teatro de sombras do Karagoz, ou com teatro de objetos de todos os tipos, ou como ator, tem combinado perfeitamente o humor mais ousado e a crítica mais ácida, ou seja, tudo o que seja bom para despertar e arranhar os seus contemporâneos.


Em The Adventures of White-Man (aka White like me), um espetáculo a solo que se desenrola num teatro em miniatura, Zaloom conta-nos a história do "homem branco" e das suas dificuldades. O White-Man, um herói intergaláctico caucasiano, deixou o seu planeta Caucazoid e viaja pelo espaço para vir "civilizar" a Terra (povoada de alienígenas). Depois de melhorar a vida dos "nativos", transforma-se num filantropo e salvador, persegue os imigrantes ilegais dos Estados Unidos e combate o socialismo. Vai acabar por perceber com horror que os brancos se tornaram uma minoria nos Estados Unidos de 2040. O que vai ser do White-Man?


As armas que Zaloom escolheu, marionetas e humor, são usadas para desarmar e despertar o público, levando-o a rir e a pensar, enquanto aborda a realidade política e social atual.