Formação NORMA

coordenaçãoDiana Niepce
11 set - 7 nov 2023
13 nov - 21 dez 2023
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CANDIDATURAS ENCERRADAS


FORMAÇÃO GRATUITA

sessões com Ana Rita Teodoro, Beatriz Soares Dias, Cláudia Jardim, Daniel Matos, Daniel Pizamiglio e Miguel Teles, Diana Niepce, Elisabete Francisca, Franko B, Gaya de Medeiros, Gonçalo Alegria, João dos Santos Martins, Joclécio Azevedo, Maurícia Barreira Neves, Teresa Silva

número de sessões 32 
público-alvo artistas com e sem deficiência e S/surdos
número máximo de participantes 22
parceria Fundação GDA, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
apoio Pina Bausch Fellowship 2023

As/os participantes deverão ter disponibilidade para participar em todas as sessões
Com curadoria de Diana Niepce, e assistência do criador André Uerba, esta é uma formação pensada em função do corpo enquanto potência de criação e revolução, que pretende fornecer às pessoas participantes ferramentas de especialização em torno de práticas performativas, inclusão, práticas somáticas, performance, acessibilidade, política, identidade e trabalho autoral.

Centrada no questionamento das normas disseminadas, em função do corpo nos lugares da performance, NORMA concebe e proporciona um lugar experimental, onde criadores/as aliam a teoria e a prática em torno de um espaço de pesquisa e partilha.

O plano de formação comporta, além das sessões orientadas por Diana Niepce, outras coordenadas por diferentes artistas, no sentido de repensar e reformular as práticas nas artes performativas, sem criar ou seguir um método único, abrindo antes a porta a múltiplas perspetivas e possibilidades.


CALENDÁRIO
 
11 e 12 set   Diana Niepce  
18 set   Cláudia Jardim
19 set   João dos Santos Martins 
25 e 26 set   Diana Niepce 
2 e 3 out   Diana Niepce 
9 e 10 out   Diana Niepce 
16 out   Diana Niepce 
17 out
  Franko B
23 e 24 out   Diana Niepce 
30 e 31 out   Diana Niepce 
6 nov   Maurícia Barreira Neves 
7 nov               Diana Niepce
13 nov  Elisabete Francisca
14 nov  Joclécio Azevedo 
20 e 21 nov  Diana Niepce
27 nov  Beatriz Soares Dias 
28 nov  Daniel Pizzamiglio e Miguel Teles  
4 dez  Ana Rita Teodoro 
5 dez  Daniel Matos 
11 dez  a aguardar confirmação 
12 dez  Gaya de Medeiros  
18 dez  Gonçalo Alegria 
19 a 21 dez  Diana Niepce 

 
  
SESSÕES COM CONVIDADOS

Sessão com Ana Rita Teodoro 
A aula proposta por Ana Rita Teodoro relaciona-se profundamente com a sua pesquisa "Delirar a Anatomia”, uma coleção de estudos febris dedicados a uma parte corpo, iniciada em 2012. É um modo de operação que resulta numa peça coreográfica, do qual são exemplos Orifice Paradis, Sonho D’Intestino, Palco e Pavilhão. É um trabalho que se baseia no estudo da anatomia – na sua história, na perspectiva da medicina chinesa, na fisiologia e paleontologia — com cruzamentos iconográficos ou literários, assim como na experiência empírica, que levam à escrita de partituras e à composição coreográfica. O delírio acontece na fricção de factos e ficções, acontece no ataque aos órgãos e às suas funções destinadas. A ambição deste estudo é romper com os paradigmas que definem o "corpo” enquanto entidade orgânica, "una” e funcional, para ao invés pensar nas matérias que o constituem como uma entidade múltipla, constantemente em movimento, mutação, negociação e transição.
Sessão com Beatriz Soares Dias
A aula desenvolve-se em torno das práticas de criação do trabalho autoral de Beatriz Soares Dias.
 
Sessão com Cláudia Jardim 
Uma aula pensada a partir das novas narrativas e do confronto da criação com o público. Uma proposta que encontra um espaço para conversar, problematizar e estruturar conclusões a partir da experiência de Claúdia Jardim no trabalho que convoca abordagens do cânone, para logo depois rebatê-las e começar tudo de novo; uma proposta que convoca também uma prática que baloiça entre extremos.

Sessão com Daniel Matos
O belo: a efemeridade carregada de vincos, memórias e feridas, que criam relações de mágoa e felicidade com o real e com a duração do caminho andado. Desaparecemos para onde? Desaparecer é extinguir-nos? Transgredir-nos? Esta é uma sessão que parte de pesquisas e métodos de criação própria, propondo uma perspetiva elástica do conceito de impossível e do seu alcance. Assumindo a vontade como potência, procura-se continuar a pesquisa de Daniel Matos, entre o individual e o coletivo, o íntimo como revolução necessária e constante.

Sessão com Daniel Pizamiglio e Miguel Teles
Esta aula parte de um projeto no qual se tem procurado práticas e éticas do encontro, através de uma série de encontros-performance. A partir da proposta de olhar as coisas como se fosse a primeira e a última vez, Daniel Pizamiglio e Miguel Teles partilham os materiais e exercícios recolhidos ao longo da investigação, promovendo modos de estar em criação e composição com o/a/e outro/a/e.
> notas biográficas

Sessão com Elisabete Francisca
Elisabete Francisca trabalha em torno do toque e improvisação. Enquanto improvisa, o/a/e performer/bailarino/a/e coloca-se num estado de extrema atenção e abertura aos vários estímulos - tanto interiores como exteriores - de forma a poder reagir às informações, a integrá-las e a tomar decisões. Este estado, que se caracteriza por uma perceção expandida aos diferentes níveis de sensação (ver, ouvir, sentir, cheirar, tocar, intuir), permite-nos alargar as possibilidades de nos posicionarmos e de agirmos, de forma responsável, num fluxo contínuo de informação. Seja em relação aos outros, em grupo, seja em relação consigo próprio, com a sua imaginação, desejos, medos e fantasmas.
> notas biográficas

Sessão com Franko B
Franko B consagrou-se nos anos 90 devido às suas performances que muitas vezes envolviam derramamento de sangue. A sua prática artística de três décadas abarca a performance, vídeo, fotografia, pintura, escultura e media e o seu trabalho de arquivo é uma fonte historiográfica relevante em torno da prática da live art.
Esta aula parte da observação e do questionamento do arquivo de Franko B, situado nas fronteiras entre a vida e a arte, entre o isolamento e sedução, compaixão e confronto, sofrimento e erotismo, punk e poesia.

Sessão com Gaya de Medeiros
"Eu para Jantar” é um encontro de práticas para a exploração de possibilidades de modulação da presença: brincar com a performance corporal e vocal no encontro com o outro. A partir de exercícios de improviso e de composição, coloca-se o foco na tensão entre corpo, voz e identidade. 

Sessão com Gonçalo Alegria
Gonçalo Alegria desenvolve uma pesquisa artística interdisciplinar onde usa, entre outras matérias, o som, rádio, imagem, performance, construção de objetos e a escrita. A partir do seu trabalho, esta aula pretende criar questões de percepção e tradução interpessoal, com recurso às matérias do som, imagem, texto e pensamento. Não esqueceremos o corpo.

Sessão com João dos Santos Martins
João dos Santos Martins é artista e o seu trabalho abrange várias formas, como a coreografia, a exposição e a edição. A aula procura abordar as práticas do seu trabalho a partir e através da dança. 

Sessão com Joclécio Azevedo
Os participantes terão oportunidade de experienciar o corpo como um lugar de transformação, investigando intersecções entre paisagens interiores e exteriores. Este corpo topográfico, com as suas superfícies e acidentes, será o ponto de partida para redesenhar limitações, fronteiras e formas de conexão. Serão desenvolvidas práticas de colaboração e exercícios que combinam a escrita, partilha e interpretação de partituras performativas.

Sessão com Maurícia Neves
Nesta aula serão abordadas formas de improvisação e composição usando o corpo e a voz. A criatividade será o foco, em vez da técnica. Pretende-se assim explorar as potências da forma sem pretensões e reservando para uma fase posterior a possibilidade de descoberta de leituras, interpretações e dramaturgias implícitas nos gestos e ações criadas. 

Sessão com Teresa Silva
Teresa Silva vê a dança como algo que excede o corpo físico, o que se traduz num trabalho de atenção e sensibilidade, bem como numa abordagem multidisciplinar ao movimento. Interessa-se por coreografar o corpo humano, mas também o tempo, o som, a luz, objetos e materiais. É através deste lugar sensível que se organizam e compõem estas sessões.
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