Atos
Conteúdos da área principal da página "Atos"
Criado em 2023, numa iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, o Atos é um projeto que visa produzir conhecimento sobre práticas culturais e artísticas de participação, potenciar a participação cívica e artística das comunidades, ampliar o alcance e impacto das iniciativas democráticas de cultura, promover políticas culturais sustentáveis e estabelecer outras centralidades culturais e artísticas.
Em 2024, o Atos continua presente em todas as regiões do país, através de seis novos projetos participativos, coordenados por algumas das estruturas que desenvolveram propostas no ano anterior, em estreita parceria com os municípios que os acolhem: Burilar, em Lamego; Gira Sol Azul, em São João da Madeira; ondamarela, em Évora; PELE, em Loulé; Coletivo Espaço Invisível, no Funchal; e Discos de Platão, em Ponta Delgada.
Para além dos projetos artísticos, o Atos tem uma dimensão múltipla, que se concretiza numa série de atividades: fóruns, formações e uma conferência sobre democracia cultural e práticas artísticas participativas.
Programação