No âmbito da Odisseia Nacional, o D. Maria II está também presente em onze concelhos com a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país. Uma mostra que dá conta de um período da história deste Teatro, traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época. Paralelamente, o programa desta exposição compreende ainda debates, oficinas e visitas guiadas, que permitem e fomentam a reflexão e o diálogo sobre algumas das temáticas que servem de alicerce ao trabalho curatorial de Tiago Bartolomeu Costa.
A Exposição
A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo, tendo-se iniciado em 1929 – três anos depois da instauração da ditadura militar –, e sido continuamente renovada, incluindo em 1964, após o incêndio que encerrou o edifício. Só a revolução levaria ao fim do contrato, em 1974.
Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional, a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, sublinhando relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão.
Os Debates
Durante o período de apresentação da exposição, propõe-se uma reflexão sobre dimensões históricas e políticas, a partir das temáticas que servem de base a esta mostra. Em cada concelho, dois convidados conversam sobre as relações entre a memória do teatro e a do país, moderados pelo curador da exposição.
As Oficinas
A programação da exposição inclui atividades dirigidas a famílias e a crianças até aos 10 anos, que propõem um olhar pedagógico sobre a exposição, adaptando-se aos diferentes espaços de apresentação por onde esta vai passar, aos seus conteúdos e temas.
As Visitas Guiadas
Em cada concelho, será promovida uma visita guiada à exposição, pelo seu curador. Uma oportunidade para analisar em detalhe o acervo apresentado e conhecer as linhas narrativas da exposição, explorando em profundidade os vários núcleos que a compõem.
parceria Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Museu Nacional do Teatro e da Dança