Falsas conferências, verdadeiras conversas

coordenaçãoInês Barahona e Miguel Fragata
moderaçãoLuís Osório
9 out 2019 | 11 - 13 out 2019

qui a sáb > 19h
dom > 15h
 

Sala Estúdio | Entrada Livre

coordenação Inês Barahona e Miguel Fragata
moderação Luís Osório

Levantamento de bilhetes na bilheteira do D. Maria II, a partir de 1h antes do início da sessão. Sujeito à lotação disponível.

Espaços de conversa, onde um moderador põe em diálogo diferentes perspectivas acerca do verdadeiro e do fake em área específicas e onde se partilham boas histórias sobre boas mentiras.


9 out > qua, 19h
Jornalismo / Política
com  Paulo Pena e Carlos Jalali   

As notícias falsas, os meandros da política e o impacto de tudo isto na nossa sociedade e nas nossas crenças. Uma conversa com Paulo Pena, grande-repórter do Diário de Notícias, e Carlos Jalali, professor na Universidade de Aveiro, cuja investigação se centra nas instituições políticas, sistemas partidários, comunicação política e comportamento eleitoral em Portugal.


11 out > sex, 19h
Filosofia
com Viriato Soromenho-Marques

Verdade, realidade, objectividade: de que falamos quando falamos disto tudo? Esta e outras questões abordadas por Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 


12 out > sáb, 19h
Psicologia / Justiça
com Madalena Paiva Gomes e Ricardo Vieira

A justiça é cega, as memórias podem ser falsas e a verdade está algures no meio. A psicóloga, Madalena Paiva Gomes, e o Inspetor na Unidade de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, Ricardo Vieira, conversam sobre Psicologia e Justiça. 


13 out > dom, 15h
Ciência / Marketing
com David Marçal, Ricardo Miranda

O rigor da ciência e o rigor do marketing: a procura pela verdade, a objetividade, a eficácia, o mercado e as pessoas. Serão estes os temas abordados pelo redactor científico na Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e colaborador habitual do jornal Público, David Marçal, e por Ricardo Miranda, especialista em publicidade e marcas.


Atividade desenvolvida no âmbito da Fake Week.

Relacionado