Preparação do papel pelo ator - Volume III
deKonstantin Stanislávski
Preparação do papel pelo ator - Volume III
apresentação introdutória Professor Armando Nascimento Rosa e Professora Maria João Vicente (ESTC)
oradora Nina Guerra
tradução Nina Guerra e Filipe Guerra
edição TNDM II / Bicho-do-Mato (Coleção Biblioteca Básica de Teatro)
É o terceiro volume da trilogia de Stanislávski sobre a Preparação do Ator. Este livro, tal como já o segundo volume por nós publicado, não foi editado em vida do autor, e não só: a sua organização também lhe foi alheia, uma vez que se trata de materiais coligidos ao longo dos anos por Stanislávski e que ele destinava ao tema da Preparação do Papel pelo Ator.
Segundo os organizadores, "as partes principais do volume são variantes do livro não realizado, e nenhuma dessas variantes foi completado pelo autor. […] A composição do livro, em alguns capítulos, não foi estabelecida definitivamente por Stanislávski". Este terceiro volume seria o da culminação do "sistema" stanislavskiano e representaria, pode dizer-se, a aplicação prática de todos os princípios, teorias e práticas que Stanislávski experimentou ao longo da sua vida de ator, encenador e pedagogo da arte teatral. Esta obra póstuma assenta fundamentalmente no estudo, sob todos os pontos de vista e sob todas as abordagens possíveis, práticas e teóricas, de três obras maiores do teatro universal: A Desgraça de Ser Inteligente, de Aleksandr Griboiédov, Otelo, de Shakespeare e O Inspetor, de Nikolai Gógol.

Segundo os organizadores, "as partes principais do volume são variantes do livro não realizado, e nenhuma dessas variantes foi completado pelo autor. […] A composição do livro, em alguns capítulos, não foi estabelecida definitivamente por Stanislávski". Este terceiro volume seria o da culminação do "sistema" stanislavskiano e representaria, pode dizer-se, a aplicação prática de todos os princípios, teorias e práticas que Stanislávski experimentou ao longo da sua vida de ator, encenador e pedagogo da arte teatral. Esta obra póstuma assenta fundamentalmente no estudo, sob todos os pontos de vista e sob todas as abordagens possíveis, práticas e teóricas, de três obras maiores do teatro universal: A Desgraça de Ser Inteligente, de Aleksandr Griboiédov, Otelo, de Shakespeare e O Inspetor, de Nikolai Gógol.
