Parcerias, Desenvolvimento e Fundraising
Parcerias, Desenvolvimento e Fundraising
Qual o caminho para a diversificação das fontes de financiamento na cultura? Como aumentar o peso das contribuições provenientes de patrocínios e mecenato no orçamento global?
Partindo de uma abordagem estratégica e do desenvolvimento de planos de ação na angariação de apoios financeiros ou em géneros, esta formação faz uma introdução ao fundraising, facultando aos participantes o enquadramento necessário para o seu desenvolvimento e passando por temas como a diferença entre os conceitos de patrocínio e mecenato, as abordagens para o desenvolvimento de uma estratégia de fundraising, a análise de mercado e identificação de targets e ainda angariação vs. retenção.
NOTAS BIOGRÁFICAS
Ana Pinto Gonçalves
Responsável de Parcerias, Desenvolvimento e Fundraising na área cultural, é licenciada em Ciências da Comunicação, e pós-graduada em Comunicação Cultural. Possui formação avançada em Fundraising aplicado à cultura (National Arts Fundraising School) e em Liderança Social para Gestores (Nova SBE). Iniciou o seu percurso no financiamento privado na área do desporto (Federação Portuguesa de Futebol). Foi diretora de comunicação e marketing no festival internacional IndieLisboa. É fundadora e gestora executiva do Alvalade CineClube, projeto de cinema comunitário, desde 2019.