Projeto ROSSIO

O que é?
O Rossio é uma infraestrutura tecnológica agregadora de conteúdos digitais únicos e diversificados das áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades em língua portuguesa.
 
Objetivo
Tem como objetivo principal a criação e alimentação de uma plataforma de divulgação de conteúdos digitais de qualidade e de acesso aberto, que contribuirá para a excelência e a internacionalização da investigação, através da disponibilizar de um conjunto de documentação inédita, representativa da diversidade e riqueza da experiência histórica portuguesa ao longo do tempo, bem como do património cultural que dela resultou ,e que hoje se pretende preservar, estudar, valorizar e integrar na vivência quotidiana dos portugueses do século XXI.
 
Parceiros
A Infraestrutura ROSSIO reúne, em consórcio liderado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, um número ímpar de prestigiadas entidades - a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Direção-Geral do Património Cultural, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Município de Lisboa e o Teatro Nacional D. Maria II.
 
Financiamento
Financiamento de cerca de 4,8 milhões de euros, no quadro do Programa Operacional Regional de Lisboa, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.O./MCTES, através de fundos nacionais (PIDDAC), sob o projeto n.º 22139 – Infraestrutura Rossio – Ciências Sociais, Artes e Humanidades.
 
O TNDM II no Projeto ROSSIO
Tendo presente um conjunto alargado de desígnios – agregação de conteúdos dos parceiros do consórcio e de outros fornecedores de conteúdos; ambiente de investigação virtual; enriquecimento de conteúdos –, o TNDM II participa neste projeto com o objectivo de disponibilizar e difundir uma parte significativa dos seus arquivos fotográficos e bases de dados, segundo uma estrutura de metadados comum às instituições que integram o projeto, em linha com padrões internacionais, e enriquecidos com informação inter-relacionada e contextualizada, melhorando significativamente os meios tecnológicos existentes na instituição e otimizando os sistemas de descrição normalizada.
Com o objetivo de promover a investigação da História do Teatro e das Artes do Espetáculo em Geral, e do D. Maria II em particular, o TNDM II irá, até dezembro de 2020:
 
a) Estudar e tratar o espólio fotográfico de José Marques (1924-2012), um dos mais importantes nomes da fotografia de teatro em Portugal, permitindo ao público aceder online a mais de 80 mil fotografias de teatro, designadamente retratos e fotografias de cena e de bastidores dos espetáculos produzidos e/ou apresentados no/pelo TNDM II na 2.ª metade do século XX.
 
b) Desenvolver uma base de dados centrada na atividade do TNDM II, com a finalidade de disponibilizar, de forma agregada, informação sobre todas as atividades realizadas no TNDM II (espetáculos de teatro, música, conferências, audições escolares, galas comemorativas, colóquios, lançamentos de livros, etc.) desde a sua pré-inauguração, em 1845, até ao presente, bem como sobre todas as pessoas de quem há registo terem exercido alguma atividade (profissional ou amadora) no Teatro, configurando, por isso, um recurso informacional de inestimável valor para a investigação na História do Teatro e das Artes do Espetáculo em Geral, e do Teatro Português e do D. Maria II em particular.
 
A informação coligida resulta do tratamento documental de três coleções patrimoniais do TNDM II:

Para além dos recursos criados especificamente no âmbito do projeto, o TNDM II irá também disponibilizar na plataforma ROSSIO representações digitais de alguns dos seus núcleos documentais mais valiosos que a Biblioteca|Arquivo tem vindo a digitalizar, de forma regular, desde 2011, e outras, em fase de conclusão:
    • Coleção de Partituras do TNDM II: 437 partituras
    • Coleção de Cartazes do TNDM II: 768 cartazes
    • Coleção de Textos Cénicos TNDM II: 742 textos
    • Teatro de Cordel (folhetos): 777 folhetos
    • Livros de Registo de Repertório (fotografias): 632 fotografias

No total, o TNDM II disponibilizará na plataforma ROSSIO perto de 200 000 imagens (181 487) em acesso livre.
 
 
Saiba mais sobre o Projeto ROSSIO, aqui
 

Cofinanciado por:

 

                       

 

 

Ficha do projeto disponível aqui.