Dia Mundial do Teatro 2013
Dia Mundial do Teatro 2013
VISITAS GUIADAS
10h, 11h30 e 17h | Vários locais
As Visitas Guiadas dão a conhecer o património histórico e artístico do TNDM II, num percurso pelos vários espaços deste monumento nacional. Nesta atividade está também integrada uma visita à exposição Portinari e Cavalcanti no D. Maria II, uma mostra de telas das obras representativas de alguns dos expoentes das artes plásticas brasileiras.
MANUCURE
13h | Salão Nobre
Manucure parte da situação dramática que o emblemático poema de Mário de Sá-Carneiro propõe. Uma personagem encontra-se no café, comovendo-se com a sua própria sensação de ternura, e progressivamente instala-se o caos e a loucura: a tensão entre o interior e o exterior, a modulação vocal inspirada no ondear aéreo e nas cacofonias dos transportes e da indústria, a sensualidade da ausência de suporte, o cadenciado da máquina que se transforma em Rap, uma chávena de café que se transforma em ser desfeito...
A partir de um texto provocatório, com um fôlego futurista, Manucure é um pouco recital, um pouco concerto, um pouco interativo, um pouco plástica sonora. Dissolve-se a unidade da linguagem, desmantela-se a sintaxe, desvaloriza-se o valor expressivo da palavra para se sentir apenas "a tristeza das coisas que nunca foram".
Reflete-se a impossibilidade da beleza pura, da arte-sem-suporte. Talvez, como disse a Ana Hatherly, "a arte sofre quando se torna espectáculo". E o poeta ao não conseguir atingi-la sofre, fratura-se e desfaz-se em matéria.
de Mário de Sá-Carneiro
com interpretação de João Grosso
A partir de um texto provocatório, com um fôlego futurista, Manucure é um pouco recital, um pouco concerto, um pouco interativo, um pouco plástica sonora. Dissolve-se a unidade da linguagem, desmantela-se a sintaxe, desvaloriza-se o valor expressivo da palavra para se sentir apenas "a tristeza das coisas que nunca foram".
Reflete-se a impossibilidade da beleza pura, da arte-sem-suporte. Talvez, como disse a Ana Hatherly, "a arte sofre quando se torna espectáculo". E o poeta ao não conseguir atingi-la sofre, fratura-se e desfaz-se em matéria.
de Mário de Sá-Carneiro
com interpretação de João Grosso
A FESTA DE ROSINHA BOCA MOLE
14h e 17h30 | Átrio do TNDM II
O Coronel Liborio celebra o casamento de sua filha Rosinha boca mole com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa é realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o Fut, como é chamado o diabo, invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Rosinha a casar com ele.
Este é um espetáculo de marionetas de luva e fantoches ("mamulengos"), típicos do nordeste brasileiro, manipulados pelo bonecreiro Danilo Cavalcante, criador do Mamulengo da Folia. O espetáculo insere-se no 1.º Encontro Luso-brasileiro de Teatro Dom Roberto e Mamulengo. Uma oportunidade única para conhecer uma tradição idêntica de um lado e de outro do Atlântico.
pela Companhia Mamulengo da Folia
Este é um espetáculo de marionetas de luva e fantoches ("mamulengos"), típicos do nordeste brasileiro, manipulados pelo bonecreiro Danilo Cavalcante, criador do Mamulengo da Folia. O espetáculo insere-se no 1.º Encontro Luso-brasileiro de Teatro Dom Roberto e Mamulengo. Uma oportunidade única para conhecer uma tradição idêntica de um lado e de outro do Atlântico.
pela Companhia Mamulengo da Folia
PORTINARI E CAVALCANTI NO D. MARIA II e ANA HATHERLY: NO PRINCÍPIO ESTÁ O GESTO
15h às 18h | 1.ª Ordem e Salão Nobre
Visita livre às exposições:
Portinari e Cavalcanti no D. Maria II
Mostra de obras representativas de alguns dos expoentes das artes plásticas brasileiras, como Cândido Torquato Portinari e a sua expressão cubista e o expressionismo de Emílio Di Cavalcanti.
Ana Hatherly: No princípio está o gesto
Ele é a génese e todo o trabalho resulta de um retorno à origem. Nesse processo erudito de descoberta da origem, a artista desenvolveu uma linguagem própria, como se de um novo alfabeto se tratasse, em busca da autenticidade. É essa autenticidade que encontramos nos trabalhos desta exposição.
À VOSSA VONTADE
21h | Sala Garrett
Álvaro Correia encena uma das comédias mais famosas de Shakespeare, que integra uma das frases mais citadas do dramaturgo inglês, "Todo o mundo é um palco". Escrita por volta de 1599, Shakespeare condensa neste texto várias visões do mundo, numa sequência de divertidas peripécias e jogos.
OLHOS DE GIGANTE
21h15 | Sala Estúdio
Enquanto alguns só vêem aquilo que está mais perto, ocupados com os afazeres de cada dia, outros sonham com as paisagens e as quimeras mais longínquas, sem conseguirem distinguir os contornos que os rodeiam. Uns não sabem sonhar senão a vida, outros não sabem viver senão o sonho. Mas como se mantém então o mundo a funcionar? E que mundo é o nosso que, vivido ou sonhado, esconde sempre um outro lado?
Levantamento de Bilhetes:
abertura de portas - 9h
abertura de bilheteira para as Visitas Guiadas - 9h30
abertura de bilheteira para os espetáculos - 14h
- O levantamento dos bilhetes é limitado a 2 dois por pessoa e sujeito à lotação disponível.
- Para este dia, não se aceitam reservas de lugares.
Mostra de obras representativas de alguns dos expoentes das artes plásticas brasileiras, como Cândido Torquato Portinari e a sua expressão cubista e o expressionismo de Emílio Di Cavalcanti.
Ana Hatherly: No princípio está o gesto
Ele é a génese e todo o trabalho resulta de um retorno à origem. Nesse processo erudito de descoberta da origem, a artista desenvolveu uma linguagem própria, como se de um novo alfabeto se tratasse, em busca da autenticidade. É essa autenticidade que encontramos nos trabalhos desta exposição.
À VOSSA VONTADE
21h | Sala Garrett
Álvaro Correia encena uma das comédias mais famosas de Shakespeare, que integra uma das frases mais citadas do dramaturgo inglês, "Todo o mundo é um palco". Escrita por volta de 1599, Shakespeare condensa neste texto várias visões do mundo, numa sequência de divertidas peripécias e jogos.
OLHOS DE GIGANTE
21h15 | Sala Estúdio
Enquanto alguns só vêem aquilo que está mais perto, ocupados com os afazeres de cada dia, outros sonham com as paisagens e as quimeras mais longínquas, sem conseguirem distinguir os contornos que os rodeiam. Uns não sabem sonhar senão a vida, outros não sabem viver senão o sonho. Mas como se mantém então o mundo a funcionar? E que mundo é o nosso que, vivido ou sonhado, esconde sempre um outro lado?
Levantamento de Bilhetes:
abertura de portas - 9h
abertura de bilheteira para as Visitas Guiadas - 9h30
abertura de bilheteira para os espetáculos - 14h
- O levantamento dos bilhetes é limitado a 2 dois por pessoa e sujeito à lotação disponível.
- Para este dia, não se aceitam reservas de lugares.