Joana Machado Trio

1 jul 2006

Músicas No Átrio do TNDM II à meia noite

1 Julho, Sábado: Joana Machado Trio
Joana Machado – voz | Bruno Santos – guitarra | Nelson Cascais – contrabaixo

Joana Machado iniciou os seus estudos de Jazz com 19 anos, frequentando então a Escola de Jazz de Luiz Villas-Boas. 3 anos mais tarde, candida-te ao programa de Jazz e Música Contemporânea  da New School University em N.I. e é admitida como aluna bolseira. Completa aí a sua formação estudando com Buster Williams, Doug Weiss, Joanne Brackeen, Jeannie Lovetri, Luciana Souza, Reggie Workman, Sheila Jordan, Vic Juris, entre muitos outros. Representou a New School em inúmeras ocasiões, incluindo o enento “Jazz Now” no mítico clube Birdland, onde cantou ao lado de Jane Ira Bloom, Jamey Haddad, Joe Lovano e Jesse Davis.

A sua experiência profissional reune performances como líder e sideperson em projectos de várias vertentes do Jazz, do Bebop à World Music, em pequenas formações ou integrando Jazz Orchestras como a “New School Jazz Orchestra” dirigida por Charles Tolliver ou a “European Jazz Youth Orchestra” dirigida por Pedro Moreira. 

No início de 2006 lançou o seu primeiro registo discográfico oficial para a editora Tone of a Pitch. A direcção musical e arranjos deste trabalho são da autoria de Afonso Pais. Buster Williams foi autor do texto introdutório de CRUde.

Press Quotes

""Admirável revelação"" ""Instrumento de corpo inteiro"" ""Um nome que urge inscrever no mais valioso património do jazz nacional ” (…) in D.N.

""E com simples queremos apenas dizer livre de excessos e tiques, porque outra das suas características é a capacidade para correr riscos, para se aventurar, características sem as quais dificilmente se faz uma grande cantora.(…)"" in O Público

“A sua voz cristalina aliada a uma disciplina interpretativa reflectida na forma perfeita como interpretou os complexos arranjos de Afonso Pais para ‘Round About Midnight’, ‘Ana Luiza’ e ‘When Sunny Gets Blue’ revelaram que sabe controlar a voz em diferentes e complexos momentos de dissonância presentes nas canções.
E a forma como fez ‘vocalize’ nos temas ‘Roda Dentada’, de Afonso Pais, e ‘Ginga Carioca’, de Hermeto Pascoal, confirmaram que os estilos não a assustam pois respondeu com perfeita dimensão à complexidade da conjugação de voz com os instrumentos (…)”
in Correio da Manhã

Fechar
Newsletter D. Maria II
Fechar Política de Cookies

O Teatro Nacional D. Maria II usa cookies para melhorar a sua experiência digital. Ao continuar a navegação está a autorizar o seu uso.
Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais.

Aceitar