Acessibilidade no D. Maria II
Conteúdos da área principal da página "Acessibilidade no D. Maria II"
A acessibilidade é uma prioridade do D. Maria II. Porque Teatro só se faz com todos. Trabalhamos diariamente para que a nossa oferta para públicos com necessidades específicas seja cada vez mais alargada, sendo disso exemplo as sessões com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição e Sessões Descontraídas. Enquanto o D. Maria II se encontra encerrado para obras de requalificação, o Teatro alarga as sessões acessíveis a todo o território nacional, no âmbito do projeto Odisseia Nacional. Durante o ano de 2023, o Grupo Ageas Portugal, parceiro principal do D. Maria II, apoia o projeto de acessibilidade do Teatro.
No Rossio, todos os espaços do edifício são já acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, uma conquista alcançada com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, num trabalho desenvolvido entre 2019 e 2022.
Paralelamente, o D. Maria II encontra-se ainda a trabalhar nas questões de acessibilidade aplicadas ao universo dos turistas, no âmbito do Programa Valorizar, linha de apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.
Sessões com Audiodescrição
O D. Maria II tem sessões regulares com Audiodescrição, destinadas ao público cego ou com deficiência visual. Uma hora antes da sessão, é ainda organizado um momento de reconhecimento prévio do espaço e aproximação tátil à cenografia e figurinos, assim como um encontro com os artistas.
Sessões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
O D. Maria II disponibiliza sessões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, para o público Surdo.
A maior parte das conversas com artistas dispõe também de interpretação.