Cartografia dos desejos
Pele
Cartografia dos desejos
direção artística Maria João Mota e Fernando Almeida
artista / facilitador de oficinas Francisco Babo
dramaturgia Júlia Medina
direção de produção Carina Moutinho
produção PELE
produção PELE
coprodução Teatro Nacional D. Maria II em parceria com Fundação Calouste Gulbenkian
A classificar pela CCE
A PELE é uma estrutura cofinanciada pela República Portuguesa - Cultura / Direção Geral das Artes.
Desde 2017 é uma estrutura residente na Casa d'Artes do Bonfim, em protocolo com a Junta de Freguesia do Bonfim.
A incerteza dos quotidianos e do futuro, a polarização do mundo, o antropoceno, a/o outra/o, o medo … o medo! Vivemos acinzentada/os nos corpos, nos dias e nos desejos. Reclamamos, por isso, o direito à liberdade do desejo, de questionar e contrariar modelos padronizados e dominantes de produção de subjetividades, como forma urgente de construção, reconstrução e desconstrução da realidade.
Este projeto do coletivo Pele, Cartografia dos desejos* (título inspirado em Suely Rolnik e Félix Guattari), propõe um espaço e tempo de reflexão e exercício do simbólico. Convoca os protestos dos inconscientes e conscientes, como processo de construção coletiva de outro devir - esse movimento orgânico e permanente de passagem da potência ao ato.
Este mapeamento de desejos desenha-se em três fases: circulação de um dispositivo mediador/ativador/provocador que convoca o/s grupo/s a um exercício poético e político de colagens e escrita criativa, com o propósito de tecer um quadro das vontades, memórias e desejos individuais e coletivos; aprofundamento da escrita e momento imersivo com grupo/s para criação coletiva de objetos cenográficos e texto; apresentação / manifesto público dos desejos: objeto/s e palavra/s.