Cenários Futuros


Um ano de aventura decorrido, o terceiro momento do programa Cenários olha para o possível legado desta Odisseia Nacional, sem perder de vista os desafios do futuro. Um exercício de projeção de novos caminhos para a cultura nacional, agora a partir da Loulé.
 

Mesas Redondas

No evento, serão dinamizadas duas mesas redondas. Uma dedicada ao balanço da atividade, fazendo uma retrospetiva do último trimestre da Odisseia Nacional, durante o ano de 2023. Outra, dedicada à partilha de boas práticas, como ponto de partida para uma discussão aberta em torno dos temas gerais do encontro. 
 

Fóruns

Dois fóruns de cidadania, um dedicado aos jovens e outro às estruturas culturais e empreendedores sociais das regiões Alentejo e Algarve, refletem sobre estratégias sustentáveis para o futuro da região e do país.
 

Debates

Painéis de especialistas debatem temas diversos, relacionados com a cultura contemporânea, colocando em confronto as realidades e as práticas locais e regionais. Numa ação que convoca as áreas de pesquisa da Universidade do Algarve, procuram-se ainda as relações entre a cultura e a academia. A programação da Odisseia Nacional levada às regiões do Alentejo e Algarve estará também em análise neste encontro. 
 

Showcases 

Apresentação informal de projetos teatrais da região do Algarve, em lugares emblemáticos do concelho. No centro da cidade, em locais dedicados à música, haverá ainda espaço para programação musical. 
 
 
parceria Cineteatro Louletano, Câmara Municipal de Loulé 
Sex, 09h30 - 13h

PROGRAMAÇÃO MANHÃ

Formulário de inscrição

9h30 - 11h15

Debate – Odisseia Nacional, Reflexão Alentejo e Algarve

Solar da Música Nova

atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala

Num Cenários dedicado ao Futuro, é feito um balanço dos três meses da Odisseia Nacional no Alentejo e no Algarve. Uma reflexão crítica, em voz alta, dos seis programas que compõem a Odisseia Nacional, para melhor entender o que foi feito e com quem.
 
Partindo de dados recolhidos e analisados, tal como do diálogo com experiências e práticas individuais - internas e externas à equipa do TNDM II - um momento de aproximação aos processos, aos resultados parciais e aos possíveis legados da Odisseia Nacional. Uma antevisão das possibilidades e futuros imaginados para o D. Maria II.

moderação Patrícia Silva Santos, Pedro Penim

com Cristina Faria (Direção de Documentação e Património, D. Maria II), Maria João Mota (Pele)
 
 
duração 1h45

10h - 13h
Fórum Escolas
Escola Secundária de Loulé
atividade dirigida a público escolar

Jovens da região Sul, dos 24 concelhos parceiros da Odisseia Nacional, são desafiados a pensar o Portugal do ano 2050, num debate participativo onde serão abordadas as temáticas do ambiente, do trabalho, da democracia e das políticas públicas. Assumindo um papel central na realização do debate, mobilizarão as suas comunidades escolares, lançando iniciativas próprias e recolhendo visões e propostas sobre o mundo onde gostariam de viver e as estratégias para o concretizar.

O Lab 2050 visa lançar um grande debate nacional participativo sobre o futuro do país e as aspirações dos portugueses para 2050. O projeto é concretizado no âmbito do PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública e deverá terminar no final de 2023.

dinamização Lab2050 - José Vítor Malheiros, Mathias Eistrup, João Palhau 

 

duração 3h 

 

 

 

 

11h30 - 13h

Debate – Criação artística no Algarve: Onde estamos e para onde queremos ir?

Solar da Música Nova

atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala

moderação Anabela Afonso
com António Branco (Prof. Universidade Algarve), José Laginha (deVIR CAPa), Madalena Victorino (Lavrar o Mar)
 
duração 1h30 

> Solar da Música Nova / Escola Secundária de Loulé
Sex, 14h30 - 19h30

PROGRAMAÇÃO TARDE

Formulário de inscrição

14h30 - 16h
Debate – Políticas Culturais – escalas e desafios para a coesão territorial
Solar da Música Nova 
atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala

Num momento de descentralização de competências do Estado Central, o desígnio da coesão territorial, considerado no contexto das políticas culturais, tem gerado alterações significativas na sua abordagem às escalas nacional, regional e municipal. O reconhecimento da assimetria no acesso à participação cultural por parte das populações, a necessidade da promoção da diversidade e inclusão e a procura de ferramentas eficazes (incluindo, mas não só, a dimensão orçamental) tornam-se imperativos para a construção de políticas culturais com impacto na coesão territorial. Este debate propõe uma reflexão sobre as várias escalas das políticas públicas e do seu aparelho institucional, destacando a importância de uma visão integrada que considere as especificidades culturais de cada região e município como elemento central ao seu desenvolvimento sustentável.

moderação Rui Catarino (Presidente TNDM II)
oradores Pedro Adão e Silva (Ministro da Cultura), Vítor Aleixo (Presidente CM Loulé), José Apolinário (Presidente CCDR – Algarve)
 
duração 1h30 

16h30 - 18h

Debate e Apresentação de Projetos – Cara e Coroa 

Solar da Música Nova 

atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala

 

Um encontro entre artistas e programadores. Por um lado, um debate entre três programadores do Sul do país, que trabalham a partir de realidades distintas, onde vão ser abordadas metodologias, missões e os interesses destes e das estruturas que representam. Por outro, cinco artistas emergentes das regiões do Alentejo e do Algarve, selecionados através de uma open call, apresentam as suas mais recentes criações, em formato pitching. Uma oportunidade de encontro entre programadores e artistas, uma partilha de realidades tão próximas e, por vezes, tão desconhecidas.

moderação Paula Varanda
programadores Dália Paulo (CM Loulé), Gil Silva (Teatro das Figuras), Pedro Barreiro (O Espaço do Tempo)
artistas Carlos Marques - Trimagisto (A Banda do Meio), Cátia Terrinca - UMCOLETIVO (IRRAR), Daniel Matos - Cama Assoc. Cultural (a pedra a mágoa), Francisca Marinheira - ARTIS XXI (As Pequenas Coisas), Sofia Brito - AORCA (Azul)
 
duração 1h30 

18h30 - 19h30

Performance – Canto a Whitman

Mákina de Cena 

atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala


Nesta criação dedicada ao poeta americano Walt Whitman, e inspirada na sua obra Canto de Mim Mesmo, partilha-se a intimidade, o pensamento e as palavras do poeta, transpondo as cores com que pintava o seu mundo para sons que povoam e estimulam o imaginário do ouvinte-espectador.
 
A Carolina Santos, atriz, e Marco Martins, músico, a dupla do projeto musical Drama & Bass, que junta poesia e jazz,  junta-se o trompetista Leon Baldesberger, adensando a sonoridade das composições originais de Martins que, de tão complexas quanto suaves, permitem à poesia de Walt Whitman "fluir perpetuamente”.

por Carolina Santos, Marco Martins

textos/poemas (1, 3, 7, 16, 17, 20, 21, 26, 44, 48, 51 e 52) extraídos de Canto de mim mesmo de Walt Whitman
tradução João Moita, Guerra e Paz, Editores S.A., 2017
drama & bass Carolina Santos (voz) e Marco Martins (baixo e composição)
convidado especial Leon Baldesberger (trompete)
realização e direção de fotografia João Catarino
captação e mistura de áudio Marco Martins
produção Mákina de Cena 
 

duração 1h

> Solar da Música Nova / Mákina de Cena
Sex, 21h - 22h

PROGRAMAÇÃO NOITE

21h - 22h

La vie invisible

Cineteatro Louletano

carece de aquisição de bilhete, no site da bilheteira online do Cineteatro Louletano

 

Thierry perdeu a visão num acidente, há mais de três décadas. É ator amador e, aventurando-se pelo caminho tortuoso da sua memória sem imagens, todas as noites reconstrói em palco, com dois atores profissionais, a lembrança de um espetáculo que o comoveu, apesar de não se recordar nem do título nem dos nomes das personagens.

Nesta criação, Lorraine de Sagazan e Guillaume Poix confrontam aquilo que julgamos ser verdade e questionam o lugar das imagens na nossa capacidade de compreensão da realidade. Ao mesmo tempo, refletem sobre a maneira como as pessoas cegas se relacionam com a memória e a ficção, indagando sobre a capacidade da linguagem para substituir o mundo visível e apresentando o espectador à condição misteriosa e singular dos seres ditos cegos. Dito de outra maneira, a ver de outra maneira.
 
 
_______________________________________________________
 
 
14 DEZ, 18h
Palácio Gama Lobo 
atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala
 
edição TNDM II / Bicho-do-mato (coleção Textos de Teatro) 
 
conversa com Guillaume Poix, Pedro Penim   
 

texto Guillaume Poix
a partir de testemunhos de pessoas cegas e deficientes visuais
criação e encenação Lorraine de Sagazan
com Chloé Olivères, Romain Cottard, Thierry Sabatier
colaboração artística e dramaturgia Romain Cottard
figurinos Chloé Olivères, Dominique Fournier, Lorraine de Sagazan, Romain Cottard
luz Nicolas Diaz
som Camille Vitté, Clément Rousseaux
direção técnica Charles Rey, David Hanse, Nicolas Diaz (em alternância)
produção La Comédie de Valence, Centre dramatique national Drôme-Ardèche, La Brèche
coprodução Théâtre de la Ville–Paris, La Brèche
acolhimento em residência Communauté de communes du Royans Vercors
apoio Conseil régional Auvergne-Rhône-Alpes, no quadro do Fonds régional pour l'Innovation Artistique et Culturelle – FIACRE
com o apoio do programa IF Export - Institut Français
parceria espetáculos internacionais / Odisseia Nacional Grupo Ageas Portugal 
agradecimentos Fabrice Berraud, Béatrice da Silva, Sylvie Giraud, Enzo Hortal, Béatrice Krekdjian, Chantal Lamalle, Jacqueline Lingois, Joëlle Louchard, Gisèle Mariller, Élise Migayrou, Gilbert Montagne, Michel Pejac, Thérèse Pont, Korridwen Quaegebeur, Didier Reaume, Thierry Sabatier, Lucette Seigle, Augustin Tallard, Romain Zenasni
 
texto publicado por éditions Théâtrales e TNDM II / Bicho-do-Mato (Coleção "Textos de Teatro”)
 
Lorraine de Sagazan é membro de l’Ensemble artistique de La Comédie de Valence, Centre dramatique national Drôme-Ardèche e artista associada do Théâtre Gérard Philippe - centre dramatique national de Saint Denis.
 
Espetáculo estreado a 22 de setembro de 2020 em La Parenthèse, Saint-Jean-en-Royans, no contexto de la Comédie itinérante.  
 
M/14 
 
duração 1h 

> Cineteatro Louletano / Palácio Gama Lobo
Sáb, 09h30 - 13h

PROGRAMAÇÃO MANHÃ

Formulário de inscrição
9h30 - 13h
Mesas Redondas
Cineteatro Louletano / Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé
atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala
 
Três rodas simultâneas, em torno de projetos artísticos e programação para a infância e juventude. Em dois espaços do centro histórico de Loulé, cada grupo inicia a discussão a partir das três grupos etários contemplados pelo programa Frutos. Cada mesa-redonda contará com estruturas artísticas e participantes neste programa e a conversa irá partir da sua realidade, para criar um espaço de reflexão e de partilha de ferramentas, experiências, problemas e olhares sobre a criação artística para os mais novos. No final da manhã, as três mesas juntam-se para uma apresentação pública dos pontos-chaves de cada discussão.
 
Mesa Infância
moderação Susana Menezes
relatora Carolina Villaverde Rosado
 
Mesa Adolescência
moderação Sara Franqueira
  relatora Mariana Gomes
 
Mesa Juventude
moderação Léa Prisca Lopez 
relatora Joana Grande

duração 3h30

10h - 13h

Fórum ComunidadeSESSÃO CANCELADA

Escola Secundária de Loulé

atividade dirigida a agentes culturais 

 

Estruturas culturais de 24 concelhos do Alentejo e Algarve parceiros da Odisseia Nacional juntam-se para uma reflexão conjunta sobre o futuro desejável para a região e para o país, tendo como horizonte o ano 2050. Um encontro que conta com o envolvimento de associações culturais, associações cívicas, empreendedores e outros agentes que trabalham a partir do território e que aposta numa dinâmica inclusiva, adotando um caráter de festival de cidadania. 

O Lab 2050 visa lançar um grande debate nacional participativo sobre o futuro do país e as aspirações dos portugueses para 2050. O projeto é concretizado no âmbito do PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública e deverá terminar no final de 2023.

dinamização Lab2050 – José Vítor Malheiros, Mathias Eistrup, João Palhau

 

duração 3h 

> Cineteatro Louletano / Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé / Escola Secundária de Loulé
Sáb, 14h30 - 19h30

PROGRAMAÇÃO TARDE

Formulário de inscrição

14h30 - 16h30

Debate – Paredes imaginárias  Cultura e Educação 

Cineteatro Louletano 

atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala

 

A problemática da relação entre a cultura, a arte e a educação muitas vezes reside na subestimação do papel crucial da arte no pensamento e espírito crítico. Restrições orçamentárias levam à redução de programas artísticos nas e para escolas, privando os alunos de experiências potencialmente enriquecedoras. Além disso, o foco excessivo em avaliações padronizadas pode negligenciar a criatividade e expressão pessoal, elementos essenciais fomentados pela educação artística. Por outro lado, ainda existem desconhecimento dos tempos, processos e especificidades entre as estruturas culturais e de ensino, dificultando a articulação de programas culturais que possam transformar as escolas em verdadeiros centros culturais e os equipamentos culturais em verdadeiras salas de aula. Os convidados deste debate trabalham entre estes dois universos, esbatendo fronteiras, derrubando muros e criando possibilidades para o crescimento dos mais jovens.  Um debate promovido em parceria com o Plano Nacional das Artes.

moderação Sara Barriga Brighenti
oradores Ana Bela Conceição, Magda Henriques, Sandro William Junqueira
 
duração 2h

17h - 18h

Conferência-Performance – Open Lab Stages – Nano Anus

Cineteatro Louletano

atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala

 

Para o início da investigação de três anos no contexto da rede STAGES, Ritó escolheu a nanoescala e a performatividade erótica e violenta da física quântica. A nanoescala situa-se entre a escala da química e a escala da biologia. Nela se encontram vírus, corpos híbridos que contestam a divisão entre o vivo e o não vivo, e a multiplicação de superfícies como as que enfrentamos todos os dias ao olhar para os ecrãs dos computadores.
 
Neste encontro, perspetivam-se novos caminhos para a cultura e para as artes performativas em particular, refletindo sobre a interação que este setor pode estabelecer com o conceito de sustentabilidade. Um momento de partilha de Ritó, artista, com a cientista de materiais Laura Tripaldi e o laboratório Quimera Rosa, no âmbito do processo de investigação que Ritó tem desenvolvido com o projeto STAGES (Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift) da União Europeia, do qual o Teatro Nacional D. Maria II é parceiro.

com Ritó (Rita Natálio)

 

duração 1h

18h30 - 19h30

Leitura Encenada – Viagem por mim Terra

Mákina de Cena

atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala

 

O que buscamos quando partimos? De que é feito o caminho? Toda a viagem parte de um ponto de interrogação, do questionamento das fronteiras que nos dividem e impossibilitam o encontro, a confrontação e a descoberta. Este projeto de escrita para cena procura as narrativas e personagens reais e imaginárias que compõem a experiência de um criador moçambicano em viagem no território português.

Tendo como inspiração o clássico de Garrett e outros textos portugueses e moçambicanos sobre a viagem, o processo de escrita é itinerante e interativo, resultando do encontro de Venâncio Calisto com diferentes cenários, comunidades e vivências em Portugal, através do diálogo com grupos profissionais de teatro de várias regiões do país.

de Venâncio Calisto
leitura por Sara Vicente, Tânia Silva
produção Teatro Nacional D. Maria II 
 
duração 1h 

A classificar pela CCE 

> Cineteatro Louletano / Mákina de Cena
Sáb, 21h - 22h

PROGRAMAÇÃO NOITE

21h - 22h

Festa IN LOCO 

Solar da Música Nova

atividade de entrada livre, sujeita à lotação da sala

duração 1h

> Solar da Música Nova
Fechar
Newsletter D. Maria II
Fechar Política de Cookies

O Teatro Nacional D. Maria II usa cookies para melhorar a sua experiência digital. Ao continuar a navegação está a autorizar o seu uso.
Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais.

Aceitar